É um erro grave associar Teologia (estudo das Escrituras) com Ser "Religioso", "Religiosidade" e "farisaísmo" (comparando aos Fariseus daquela época)
A própria bíblia nos ensina que a Escritura deve ser conhecida, estudada, ensinada e que o Próprio Jesus é revelado através dela...
O Estudo dessa Escritura nos livra do falso "evangelho" (de homens, demônios)
De cada vez mais comuns Heresias do cotidiano pregado dentro das Igrejas.
Sem a Escritura não há Evangelho, porque Ela é o Verbo, que é o Próprio Cristo.
Esse versículo muito mau interpretado usado por parte da classe Evangélica;
2 Coríntios: 3. 6. "o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica."
(Paulo quando cita "letra" estava falando da lei de Moisés, pela qual ninguém conseguiria ser justificado e muito menos salvo, por isso o "novo pacto")
Esse texto é indevidamente usado pra denegrir o Estudo das Sagradas Escrituras.
Na verdade vejo como uma desculpa pra não "Crescer em Graça e conhecimento" como diz o Apostolo Pedro, e aceitar qualquer vento de doutrina pregado por ai, não sendo tão seletivos e perspicaz como a exemplo os Cristãos Bereanos de Atos.
Ser fiel às Escrituras e o Contexto bíblico não é "religiosidade" ou "farisaísmo"
Na verdade é principio e fundamento pra Todo Cristão...
Não ter compromisso com Pregador "A" ou "B"... Com líder " X" e "Y"
Com a música Goxxxpel "1", "2" ou "3"...
Mas apenas com o que diz a Escritura deveria ser dever de Todo Cristão...
E analisar tudo sob a visão Cristocêntrica das Escrituras.
Porque o que eu noto é que as palavras, frases, canções e etc de um Pregador, líder, cantor estão valendo mais do que o compromisso com a Verdade das Escrituras.
Nesses textos encontro base pra essa reflexão, sobre a importância das Escrituras e o Conhecimento da mesma;
Marcos: 12. 24. Respondeu-lhes Jesus: Porventura não errais vós em razão de não compreenderdes as Escrituras nem o poder de Deus?
João: 5. 39. Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;
Atos dos Apóstolos: 17. 2. Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras,
Atos dos Apóstolos: 17. 10. E logo, de noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; tendo eles ali chegado, foram à sinagoga dos judeus. 11. Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.
Atos dos Apóstolos: 18. 24. Ora, chegou a Éfeso certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras. 25. Era ele instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, conhecendo entretanto somente o batismo de João. 28. Pois com grande poder refutava publicamente os judeus, demonstrando pelas escrituras que Jesus era o Cristo.
2 Pedro: 3. 16. como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas, nas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição. 17. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que pelo engano dos homens perversos sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; 18. antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade.
Oséias: 4. 6. O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.